terça-feira, 17 de maio de 2011

Prece diária para porteiros, seguranças e vigias (Bruno Zeni - 1975)

Dai-me forças para que o tempo
Me seja leve - as horas passem sem vagar
E o frio não fustigue minha carne em demasia;

Enviai-me pensamentos viciosos
Na medida em que minha sensatez e meu humor
Possam resistir à insanidade;

Impedi que a sensação de desconforto e desacordo
Causada por este terno-e-gravata
Me abata além da cota;

Fazei com que não perca a serenidade em caso de perturbação
Conservando, assim,
Sem uso as armas de fogo que me foram confiadas;

Mantende minha crença de que ainda não perdemos
O interesse recíproco por nossas vidas tão desiguais
Mesmo que os olhos dos homens a mim não se dirijam
Ou sejam vazios o "bom-dia" e o "bom descanso" diários;

Afastai-me da tentação de atentar contra aqueles que me contrataram,
Pois não sabem o que fazem
Ainda que seu alheamento alimente em mim
Uma hesistante mas crescente revolta;

Mas sobretudo,
Livrai-me e nos livrai
Da ideia avassaladora
De que não me resta
E não nos resta
Outra escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário