sábado, 29 de outubro de 2011

Eu não escrevo versinhos para o papai (Maira Parula)

eu não escrevo versinhos para o papai
embora ele tenha me ensinado que a
boa poesia deve ser como as azeitonas de Taggia,
não pode ter caroço,
e que todo poeta só é bom se ficar assando

devo confessar que nisso eu concordo com papai
a poesia sempre teve um pé na cozinha
uma cadeira que range
uma couve-flor que se rompe
a xícara lascada de uma avó morta

o que papai não sabe ou nunca reparou
é que foi com mamãe que aprendi a cozinhar
no caminho entre a pia e a beira do fogão
eu aprendi tudo da vida
enquanto ele olhava melancólico para a janela
e a faca sobre a mesa
em vez de ajudar com as panelas

eu não escrevo versinhos para o papai
porque hoje sei o que devo queimar
o que devo congelar
o que devo servir frio

2 comentários:

  1. Remendando Pablo Neruda: "Os poetas têm entre suas substâncias originais, a de serem feitos em grande parte de fogo e fumaça".
    Esses versos são fogo... e fumaça!
    Gostei.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do poema. Parece que esta concorrendo num concurso. Vou torcer par que a autora, minha xará ganhe!

    ResponderExcluir